quinta-feira, 2 de julho de 2009

Aconteceu no dia 30.05.2009 o Segundo Evento do Projeto Mapeando Tesouros na Trilha da Sustentabilidade

O Grupo Saberes em Educação Ambiental e o Colégio Estadual José Martins da Costa (CEJMC) estão felizes em anunciar que o 2º evento do projeto Mapeando Tesouros na Trilha da Sustentabilidade, que aconteceu no dia 30/05, foi um sucesso!!! Nós queremos agradecer a participação de todos os estudantes e suas famílias, membros da comunidade, aos parceiros, à equipe do colégio, as merendeiras e amigas Salete, Conceição, Laece e Darlene e a todos que fazem o projeto Mapeando possível.
OBRIGADO!!!
Este evento contou com a participação e o envolvimento de muitos estudantes e colaboradores, e foi repleto de atividades durante toda a manhã!
A equipe do projeto e os estudantes apresentaram o mapeamento elaborado nas oficinas de cartografia e educação ambiental com a situação dos pontos de lixo da cidade através de um mapa temático mostrando pontos de coleta, pontos onde seria necessária coleta, pontos irregulares, entre outros.

Os estudantes apresentaram os resultados do diagnóstico participativo realizado sobre os problemas da escola e seu entorno, através de cartazes e explicações! Um dos resultados deste diagnóstico foi a proposição pelos estudantes de uma campanha para limpeza e manutenção da escola, cujo tema foi: ESCOLA LIMPA, TODOS MERECEM!

Foi apresentado também, como resultado do diagnóstico, uma carta elaborada coletivamente pelos estudantes, auxiliados pela professora Carolina de Artes, pela professora Gleici de Português e pela advogada e educadora ambiental Lia Caldas do Grupo Saberes, endereçada ao Prefeito de Nova Friburgo e entregue durante o evento em mãos à administradora Waldinéia. Leiam a carta no link na barra lateral!
Oficinas Realizadas durante o Evento:
Oficina de Produção de Maquetes com sucata
Essa oficina de sucesso foi ministrada por Fábio Siqueira. Os estudantes reproduziram o relevo de São Pedro da Serra utilizando papelão, serragem, caixinhas de papel, e todo tipo de sucata!
Para entrar em contato com Fábio Siqueira: fabioasilveira@yahoo.com.br

Oficina de produção de mudas e compostagem
Ministrada pelo professor de Ciências e Biologia Laércio do CEJMC a oficina teve o objetivo de mostrar aos participantes como é fácil e possível, em especial no local onde residem, construir e manter uma composteira! Além disso, os estudantes conheceram um pouco da prática de minhocultura que auxilia na composteira.

Oficina de fotografia através da confecção de uma câmera pinhole
Realizada por Cláudio Paulino e Marjorie da ONG Instituto Imagem e Cidadania, Sobrado Cultural Vila Isabel, a oficina teve por objetivo mostrar os princípios da fotografia aos participantes através da confecção e observação de uma câmera pinhole, utilizando embalagens como caixas de papelão e caixinhas de leite. Uma câmera pinhole é uma máquina fotográfica sem
lente. A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmera, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrario. Foi uma experiência fantástica para todos!
Para conhecer o trabalho do Instituto Imagem e Cidadania visite o site: http://www.imagemcidadania.org.br/


Oficina de produção de papel reciclado
Oferecida pela professora de Artes Selma do CEJMC a oficina ensinou como é simples fazer papel reciclado e como este papel pode ser utilizado para várias finalidades.


Oficina de artesanato com sacos plásticos
Esta oficina foi oferecida pelas senhoras do Grupo de Artesanato Teias da Serra, entre elas, a artista plástica Cecília. Elas ensinaram os participantes como tecer reutilizando sacolinhas plásticas de supermercado. Um trabalho lindo e extremamente útil ao meio ambiente!


Ao final do evento, o Grupo Saberes e a equipe do projeto Mapeando realizou uma apresentação sobre a problemática do lixo em São Pedro da Serra e no mundo. Ao final foi aberto um debate que contou com a participação de todos e mostrou como essa ligação entre a escola e a comunidade pode ser frutífera para a formação dos alunos.
Foi um debate rico e prazeroso!


Após o debate, todos os participantes foram convidados a compartilharem um lanche! Bolos doces, salgados e sucos fizeram parte do cardápio carinhosamente preparado pelas merendeiras do CEJMC, finalizando este dia tão especial!





Nenhum comentário: